Tempo de leitura: 3 minutos
A Teologia Sistemática é uma disciplina da Teologia Cristã.
Seu papel é formular as crenças e dogmas da Fé cristã de maneira ordenada, racional e coerente.
Reunindo informações de diversas áreas da pesquisa teológica e organizando em torno de doutrinas fundamentais, como às da Salvação, das Escrituras, do Fim dos Tempos, dos Anjos, do Espírito Santo e até mesmo de Cristo.
Diferentemente da teologia histórica ou da teologia bíblica que abordam as questões centradas na origem das escrituras.
A Teologia Sistemática reúne dados da teologia doutrinal, dogmática e filosófica.
Por exemplo, para desmistificar ou questionar crenças e valores que fujam das instruções de Cristo.
Seja por má interpretação ou outros contextos – principalmente as crenças que fogem ao cristianismo.
Antes de estudar qualquer tema sobre a Teologia Sistemática, é preciso entender que a principal doutrina está na Bibliologia, ou na doutrina das Escrituras.
Não é possível estudar nada na Teologia Sistemática sem crer na santidade e completude das Sagradas Escrituras.
É preciso conceber as Bíblia como Palavra inquestionável de Deus, para assim conseguir formular e conceber outras doutrinas sobre a vida.
Ter uma vida cristã prática e sadia também é a chave para compreender todas as doutrinas.
Pois é preciso viver a Palavra e ter o Espírito Santo para aprender sem erros doutrinários e heresias.
As opiniões pessoais e inclinações levam ao erro, sempre.
É importante lembrar que a nossa ética e modo de viver devem ser guiados pelas escrituras e não as escrituras trabalharem à favor de nossas próprias vontades.
Teologia Sistemática – Estudando temas
Apenas com um coração temente e fiel a Deus, seremos capazes de estudar temas como a Canonicidade, a Bibliologia ou as doutrinas das Escrituras, de Deus, de Cristo, do Espírito Santo, do Homem, do Pecado, da Salvação, da Igreja, dos Anjos e das Últimas Coisas, que são os principais fundamentos da Teologia Sistemática.
Existem muitas “sistemáticas” ou “exegeses”, que são os comentários ou dissertações construídas ao longo dos tempos por muitos homens e mulheres de Deus.
Com o objetivo de esclarecer ou interpretar minuciosamente um texto ou uma palavra dos temas bíblicos e teológicos.
No entanto, mesmo que a Teologia Sistemática sirva com o fim de questionar e orientar, precisamos contar sempre com a sabedoria e a condução do Espírito Santo.
Para estudar estes temas, pois existem muitos falsos ensinamentos ou confusões.
Para encararmos a Teologia Sistemática e qualquer outro tipo de estudo e alimentar nossa Fé, precisamos nos basear em muita oração.
Conservar nossa humildade diante de temas tão grandes, permanecer racionais e observadores diante das teorias e doutrinas estudadas.
Conservar a alegria de nossa salvação pela graça e amor de Cristo, louvar ao Senhor por nossas descobertas e considerar e compartilhar com nossos irmãos em Cristo.
Ter uma vivência e um relacionamento sólido com Deus são essenciais para fugir da carnalidade e das más interpretações.
Lembre-se das orientações de Paulo à Tito:
“Evita, no entanto, todo tipo de questões tolas, genealogias, discórdias e discussões inúteis a respeito da Lei, porquanto essas contendas são vazias e sem valor” (Tito 3:9).
Concentre-se apenas no que for útil para edificação da igreja e que consista em louvor e honra a Deus, sendo puro e agradável.
Deus te abençoe!
Dicas de livros para estudos iniciantes, intermediários e avançados sobre teologia sistemática: https://www.youtube.com/watch?v=S5NRdhZVu_A