Perdão – Os ensinamentos bíblicos sobre perdoar

Tempo de leitura: 6 minutos

Perdão, todos sabemos o quão difícil é perdoar àqueles que falham conosco.

Em alguns casos, as pessoas não possuem a intenção de nos ferir

Entretanto, em outros casos é possível que o ferimento seja constantemente cutucado.

A necessidade de perdão pode ser para nossos amigos, nossos cônjuges, nossos companheiros de trabalho.

As pessoas que esbarram em nós no caminho para o trabalho e também para aqueles que consideramos inimigos.

Que nos pisaram, nos maltrataram e fizeram tudo isso com prazer, talvez se pudessem fariam novamente. 

A lógica do perdão bíblico, como o Senhor Jesus nos instrui, não faz sentido nesse mundo.

Não é à toa que Jesus nos diz para não nos amoldarmos aos padrões presentes, pois eles são egoístas e levam a morte.

Hoje vamos falar sobre o que a Bíblia diz sobre o perdão e o quão importante é que estejamos atentos a isso em nossa vida.

Perdão – Primeiro, a bíblia diz que somos perdoados

O evangelho é a história da misericórdia de Deus, que enviou Jesus para nos dar uma nova natureza e para cobrir nossa multidão de pecados.

O perdão é a grande mensagem, pois Ele nos amou antes que nós o amassemos, enquanto ainda éramos pecadores.

O Senhor realizou o plano de justificação pela fé em Jesus nos dando de graça o perdão.

Ganhamos uma nova chance para continuarmos a viver como seus amigos.

”Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados.” (Colossenses 1:13,14)

“Assim surgiu João, batizando no deserto e pregando um batismo de arrependimento para o perdão dos pecados.” (Marcos 1:4)

“Isto é o meu sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos, para perdão de pecados.” (Mateus 26:28)

“Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus.” (Efésios 1:7)

Podemos descansar plenamente em Deus, sabendo que fomos perdoados, não porque tenhamos deixado de ser pecadores,.

Mas porque nossa esperança está na redenção por Cristo Jesus, que se entregou e é capaz de completar a obra da justificação e da santificação.

Por meio do Espírito Santo, em nossas vidas.

Perdão – Depois, a bíblia diz para perdoarmos

Apesar de sermos perdoados, a bíblia deixa claro que devemos ter misericórdia com todos os que estão ao nosso redor.

O exemplo mais claro sobre essa ordenança é a parábola do Credor Compassivo.

Em determinado momento, Pedro questionou Jesus sobre a quantidade de vezes que deveríamos perdoar alguém que falhou conosco.

Preste atenção na resposta está a seguir:

Mateus Capitulo 18

“Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou:

“Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes? ”

Jesus respondeu: “Eu lhe digo: não até sete, mas até setenta vezes sete.

“Por isso, o Reino dos céus é como um rei que desejava acertar contas com seus servos.

Quando começou o acerto, foi trazido à sua presença um que lhe devia uma enorme quantidade de prata.

Como não tinha condições de pagar, o senhor ordenou que ele, sua mulher, seus filhos e tudo o que ele possuía fossem vendidos para pagar a dívida.

“O servo prostrou-se diante dele e lhe implorou: ‘Tem paciência comigo, e eu te pagarei tudo’.

O senhor daquele servo teve compaixão dele, cancelou a dívida e o deixou ir.

“Mas quando aquele servo saiu, encontrou um de seus conservos, que lhe devia cem denários.

Agarrou-o e começou a sufocá-lo, dizendo: ‘Pague-me o que me deve!’

“Então o seu conservo caiu de joelhos e implorou-lhe: ‘Tenha paciência comigo, e eu lhe pagarei’.

“Mas ele não quis. Antes, saiu e mandou lançá-lo na prisão, até que pagasse a dívida.

Quando os outros servos, companheiros dele, viram o que havia acontecido, ficaram muito tristes e foram contar ao seu senhor tudo o que havia acontecido.

“Então o senhor chamou o servo e disse: ‘Servo mau, cancelei toda a sua dívida porque você me implorou.

Você não devia ter tido misericórdia do seu conservo como eu tive de você?’ Irado, seu senhor entregou-o aos torturadores, até que pagasse tudo o que devia.

“Assim também lhes fará meu Pai celestial, se cada um de vocês não perdoar de coração a seu irmão”.” (Mateus 18:21-35)

Nossa dívida era a maior de todas

Como deixa clara essa parábola, nossa dívida para com Deus era maior do que poderíamos pagar por toda a nossa vida,.

Mesmo assim, em sua misericórdia.

Ele anulou nossos pecados e nos permitiu viver livres novamente.

Mas caso nossa atitude seja semelhante a do servo mau.

Que foi violento com seu conservo por uma dívida irrisória se comparada a sua própria para com o rei.

Nosso destino será a ira e a tortura.

O Senhor Jesus termina a parábola orientando a perdoarmos DE CORAÇÃO aos nossos irmãos.

Independentemente de quantas vezes for necessário e da dificuldade que isso possa representar.

Para que você guarde essa séria ordenança em seu coração, considere a instrução de Jesus sobre como devemos orar e pedir perdão a Deus:

“Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores.” (Mateus 6:12)

Só podemos pedir perdão por nossas falhas quando temos uma atitude misericordiosa para aqueles que estão a nossa volta.

Jesus nos orienta a darmos a outra face quando nos batem.

Irmos além do que nos é pedido e a sermos humildes e misericordiosos, sem permitir que nada ao nosso redor nos faça pecar.

A bíblia é clara quanto a necessidade de perdoar, ela não considera nossos questionamentos cotidianos sobre a dificuldade de cumprir essa tarefa.

Mas faz questão de reforçar, como para nos lembrar, de que devemos realiza-la independente de qualquer coisa.

Peça ajuda ao Pai

Se você está tendo dificuldades de perdoar alguém que lhe fez muito mal, ou até mesmo de confiar no perdão de Deus por achar-se indigno, leve esse sentimento para seu Pai agora mesmo, pois Ele conhece o seu interior.

Lembre-se que Jesus se tornou homem e sofreu por nossas mãos, sem nunca deixar de ser misericordioso conosco.

Além de se compadecer de todos nós, Ele prometeu que o seu Espírito Santo nos ajudaria a fazer tudo o que fosse necessário, nos aperfeiçoando dia após dia.

Confie que sua vida é guiada pelo Espírito Santo de Deus e siga perdoando, mesmo que seja difícil, essa é a única e definitiva resposta que a bíblia nos traz sobre esse assunto.

Deus te abençoe e capacite 😊

Gostou do artigo? Deixe seu comentário, compartilhe com amigos e nas redes sociais.

Pegue agora seu Ebook gratuitamente

3 Comentários


    1. Que bom que está ajudando meu irmão, fico feliz!
      Que Deus te abençoe!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *