O que é o Reino de Deus

Tempo de leitura: 3 minutos

O que é o Reino de Deus

“Buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça” (Mateus 6:33).

Você sabe o que é o Reino de Deus? Os termos “reino de Deus” ou “reino dos céus” são sinônimos, citados diversas vezes na bíblia. Hoje vamos entender a importância disso em nossa vida como cristãos.  

O primeiro ponto que precisamos lembrar é que Jesus, ao nos ensinar como orar, fez a seguinte petição:

“Venha o teu reino” (Mateus 6:10)


Segundo o dicionário, o termo “Reino” significa “[…]esfera de autoridade, domínio e governo de um monarca. Um lugar, campo ou grupo de indivíduos em que alguém ou alguma coisa é senhor absoluto”.

Um reino conta com o próprio governante, reinando sobre um espaço, com indivíduos que respondem ao seu sistema de leis e instruções. 

Quando somos orientados pelo próprio Jesus a pedir para que o reino de Deus venha e também a vivermos nossas vidas buscando as coisas do Reino acima de todas as outras coisas, percebemos dois pontos importantes:


1) O Reino de Deus ainda não chegou

Se precisamos pedir para que o Reino de Deus venha e buscá-lo acima de todas as coisas, significa que estamos vivendo no reino de outro. O rei deste mundo é satanás, isso é dito por Jesus quando ele o chama de “príncipe deste mundo” (João 12:31, 14:30, 16:11, Mateus 12:26, Lucas 11:18) e também por Paulo, que o chama de “deus deste século” (2 Coríntios 4:4).

Vivemos num mundo de pecado e dor, por isso foi necessário que Jesus deixasse de lado sua glória e se sacrificasse por nós, dessa maneira temos o perdão dos pecados e somos chamados de filhos de Deus.

Pelo sangue de Jesus aguardamos a redenção, novos céus e nova terra, onde o Senhor reina, onde não haverá mais dor. A mensagem do evangelho é de salvação desse mundo mal e de nosso pecado. 

2) Devemos desejar ardentemente que o Reino de Deus chegue

Profecias desde o antigo testamento predisseram um futuro rei da linhagem de Davi, conhecido como o Messias ou Cristo, que iria dirigir e governar o mundo. Na época de Jesus, os que esperavam por esse Messias acreditavam que ele viria para estabelecer um reino terreno e subjugar os inimigos daquela época, que eram os Romanos. Cristo veio sim para estabelecer um novo reino, mas não como eles pensavam. 

O Reino de Deus não é simplesmente uma questão espiritual ou a igreja como instituição, essas são crenças errôneas. O reino de Deus, além de espiritual também é físico e diz respeito a uma época que ainda não chegou, ele é esperado pela igreja de Cristo, por todos aqueles que são salvos por seu sangue. Ele será concretizado no fim dos tempos, isso está previsto no Apocalipse. Confira aqui nosso eBook sobre o Fim do Mundo.
 
Sobre o reino de Deus manifestado em Jesus Cristo, o profeta Isaías escreveu: “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz; para que se aumente o Seu governo, e venha paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o Seu reino, para o estabelecer e o firmar mediante o juízo e a justiça, desde agora e para sempre” (Isaías 9:6-7).

Nosso papel, quando pensamos sobre o reino de Deus ou sobre o reino dos Céus, é de saber que ele trará justiça, paz e salvação. Somos salvos e vivemos como estrangeiros neste mundo, esperando a manifestação da justiça de Deus.

Esta é nossa esperança em Cristo Jesus, que participaremos deste novo reino como filhos amados de Deus. 

Deus te abençoe!

Confira o texto: Jesus, o plano perfeito.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *