O que é o Espírito Santo de Deus

Tempo de leitura: 5 minutos

“Deus nos deu seu Espírito como prova de que permanecemos nele, e ele em nós.”
(1 João 4:13)

O Espírito Santo é o Espírito de Deus, que nos é dado para ajudar em nossas fraquezas, para
permanecermos em Sua vontade durante toda a caminhada.

Ele nos consola, nos livra e nos capacita a fazer o que agrada a Deus e a lutar contra nossa natureza humana.

2º Carta do apostolo Paulo aos Coríntios

“Pois o Senhor é o Espírito, e onde está o Espírito do Senhor, ali há liberdade.” (2 Coríntios 3:17)

Experimentar a presença do Espírito Santo é algo que transcende da realidade de sua vida, a
experiência espiritual não pode ser explicada teologicamente ou descrita, ela é individual e específica.

O Espírito Santo te livra das amarras do mundo, do pecado e da religiosidade também.

Não viva mais pelo mundo, mas pelo Espírito.

Carta do apostolo Paulo aos Efésios

“Deixem que o Espírito renove seus pensamentos e atitudes.” (Efésios 4:23)

O Espírito Santo não é um sentimento, pelo contrário, Ele é poderoso para renovar nossa vida e nos revestir de poder, é por meio de nossos atos como cristãos que o Espírito Santo alcança novas vidas.

Ele fala através de nós, por meio de nossos frutos.

Carta do apostolo Paulo aos Romanos

“E o Pai, que conhece cada coração, sabe quais são as intenções do Espírito, pois o Espírito intercede por nós, o povo santo, segundo a vontade de Deus.” (Romanos 8:27)

O Espírito Santo não somente habita em nós, Ele é um presente entregue por Jesus ao rasgar o véu que nos separava de Deus, para ajudar em nossas fraquezas e levar nossas necessidades ao Pai, antes mesmo de sabermos o que dizer, o Espírito já intercedeu por nós com sons que não podemos compreender.

“…pois o seu Espírito confirma a nosso espírito que somos filhos de Deus .” (Romanos 8:16)

Não somos mais estranhos, somos filhos amados de Deus. O Espírito Santo enche o nosso Espírito com essa verdade e preenche nosso coração com a nossa verdadeira natureza.

1º Carta do apostolo Paulo aos Tessalonicenses

“Sejam gratos em todas as circunstâncias, pois essa é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus. Não apaguem o Espírito.” (1 Tessalonicenses 5:18 – 19)

Quando somos salvos pela Fé em Jesus, somos justificados perante Deus e o Espírito Santo inicia o nosso processo de santificação, vivificando em nós características de um Filho de Deus.

Porém, quando somos ingratos e murmuradores, a Bíblia diz que podemos apagar o Espírito em nossas vidas.

Tenha sempre em mente o que pode te dar esperança e as maravilhas que Deus faz todos os dias por você, começando pela benção da vida!

1º Carta do Apostolo Paulo aos Coríntios 

“Existem tipos diferentes de dons espirituais, mas o mesmo Espírito é a fonte de todos eles.” (1 Coríntios 12:4)

Existem diversos questionamentos sobre o que é realmente uma manifestação do Espírito Santo e o que é mentira.

Ao invés de duvidar ou criticar o próximo, ou até mesmo fazer uma auto-exigência de
manifestações de dons que não são seus.

Tenha em mente o que a Bíblia nos diz – o Senhor distribuiu diversos dons para a igreja e nenhum deles é de menor valor, pois o corpo é formado por todos os membros, sejam mais ou menos dignos.

Portanto, busque manifestar os melhores dons do Espírito Santo, não se comparar.

“E nós recebemos o Espírito de Deus, e não o espírito deste mundo, para que conheçamos as coisas maravilhosas que Deus nos tem dado gratuitamente.” (1 Coríntios 2:12)

O Espírito Santo não só nos protege e guia, Ele nos ensina! A leitura, estudo e pesquisa são importantes, mas sem o direcionamento do Espírito Santo tratam-se apenas de teorias vazias e vãs filosofias.

Apenas o Espírito Santo te ensinará a conhecer as maravilhas de Deus, e o melhor, gratuitamente.

Carta do Apostolo Paulo aos Gálatas

“Quem vive apenas para satisfazer sua natureza humana colherá dessa natureza ruína e morte. Mas quem vive para agradar o Espírito colherá do Espírito a vida eterna.” (Gálatas 6:8)

Nossa natureza humana é carregada de pecado, somos salvos apenas pela graça de Jesus.

Por essa graça, Ele nos concede o Espírito Santo para combater nossa natureza pecaminosa.

Estamos em constante luta entre carne e espírito, precisamos resistir aos prazeres e enganos da carne e guardar nosso espírito com o Senhor.

“Mas o Espírito produz este fruto: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Não há lei contra essas coisas!” (Gálatas 5:22 – 23)

Por fim, aqueles que são cheios do Espírito Santo devem transbordar seus frutos.

Amar, ser alegre em qualquer situação, viver em paz, ter paciência, ser amável e bom, fiel e manso e principalmente dominar os seus impulsos e desejos carnais.

Deus te salvou, e está trabalhando em você por meio de seu Espírito Santo, Ele prometeu que completará a boa obra!

Deus abençoe!

Se você gostou do artigo, comente e compartilhe.

Pegue agora seu Ebook gratuitamente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *