Mensagem Evangélica: 7 textos para entender a obra da cruz

Tempo de leitura: 7 minutos

A mensagem evangélica é a história de Jesus Cristo.

Que não veio ao mundo apenas para pregar uma mensagem positiva, difundir uma filosofia de vida ou para ajudar os que sofrem.

Ele veio para salvar toda a humanidade.

A obra da cruz, a qual de antemão foi preparada por Deus, foi o meio utilizado por Ele para satisfazer sua justiça e, cheio de misericórdia e amor, nos salvar da morte causada pelo nosso pecado.

“Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito , para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.

Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele.

Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus.” (João 3:16 – 18)

A origem da mensagem Evangélica

O mundo, ao longo dos anos, tem desvirtuado o termo “evangélico”.

Principalmente no Brasil, em que muitos utilizam-no como base para mentiras e manipulação.

No entanto, a origem da mensagem evangélica é nobre, vem dos “evangelhos”.

Que são os livros que contam a história de Jesus e seus discípulos, do cumprimento da promessa de Deus para todos nós, por meio da morte e ressurreição do Messias.

Nos próximos tópicos, queremos que você entenda mais sobre qual é a obra da cruz,
realizada por Jesus, e como ela muda a sua vida:

Cristo nos livrou da culpa – Mensagem Evangélica

Todas as dívidas que tínhamos com Deus por nosso pecado, as quais Satanás utilizou para nos aprisionar, agora estão pagas com o sangue justo de Jesus.

Precisamos da mensagens evangélica nas nossas vidas, para entender o amor de Deus por nós.

Somos livres e puros perante Deus, ao crermos no sacrifício de Jesus em nosso lugar.

“Quando vocês estavam mortos em pecados e na incircuncisão da sua carne , Deus os vivificou com Cristo.

Ele nos perdoou todas as transgressões e cancelou a escrita de dívida, que consistia em ordenanças e que nos era contrária.

Ele a removeu, pregando-a na cruz, e, tendo despojado os poderes e as autoridades, fez deles um espetáculo público, triunfando sobre eles na cruz.” (Colossenses 2:13 – 15)

Cristo trouxe salvação para todos os que crêem em seu sacrifício

Muitos não entenderam e até hoje não entendem como Deus pôde se colocar no lugar dos homens e morrer, humilhado, pelas nossas mãos.

Muitos não entendem a mensagem evangélica.

Porém, a história da cruz não é de derrota ou fraqueza, mas de misericórdia, vitória e extremo poder.

Cristo ressuscitou, comprou nossas almas do inferno por um alto preço e nos deu nova chance, juntamente com a promessa de voltar para nos buscar.

“Trouxe salvação a todos os que crêem nós, porém, pregamos Cristo crucificado, o qual, de fato, é escândalo para os judeus e loucura para os gentios , mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus.” (1 Coríntios 1:23 – 24)

Cristo cumpriu a lei – Mensagem Evangélica

Nos permitiu viver sem condenação, pois a justiça foi feita em nosso lugar, através da mensagem evangélica.

Diferente do sangue de animais, cuja purificação sempre precisava ser feita novamente pois não saciava a justiça e santidade necessária.

Jesus nos comprou com seu sangue, puro o suficiente para livrar todo o seu povo do mal e
preenchê-lo de verdadeiro amor e santificação por meio de seu Espírito Santo.

“Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus , porque por meio
de Cristo Jesus a lei do Espírito de vida me libertou da lei do pecado e da morte.

Porque, aquilo que a Lei fora incapaz de fazer por estar enfraquecida pela carne , Deus o fez,
enviando seu próprio Filho, à semelhança do homem pecador, como oferta pelo pecado .

E assim condenou o pecado na carne, a fim de que as justas exigências da Lei fossem
plenamente satisfeitas em nós, que não vivemos segundo a carne, mas segundo o Espírito.”
(Romanos 8:1 – 4)

Cristo nos livrou do pecado – Mensagem Evangélica

Dessa maneira, neste mundo caído, devemos viver por Fé em Jesus, pois o pecado reina sobre os filhos da perdição.

E tentará, enquanto estivermos aqui, nos encher de culpa e medo, mas quem tem a mensagem evangélica no coração, nunca conseguirá.

Pois, somos luz do mundo e sal da terra, salvos e escolhidos por Deus para iluminar o mundo enquanto lhe aprouver.

Esta é a mensagem que dele ouvimos e transmitimos a vocês:

Deus é luz; nele não há treva alguma.

Se afirmarmos que temos comunhão com ele, mas andamos nas trevas, mentimos e
não praticamos a verdade.

Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado. (1 João 1:5 – 7)

Deus é por nós

Não precisamos temer nada, pois a mensagem evangélica está gravada nos nossos corações.

Mesmo frágeis e com nossas incapacidades, antes mesmo que pudéssemos fazer qualquer bem, Ele planejou e executou a obra da cruz, se entregando em nosso lugar por amor.

Um Deus capaz de dar seu próprio filho não deixará que nada nos falte, sua misericórdia e seu amor são infinitos.

Que diremos, pois, diante dessas coisas?

Se Deus é por nós, quem será contra nós?

Aquele que não poupou seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará com ele, e de graça, todas as coisas? (Romanos 8:31 – 32).

Cristo nos justificou

Não permitirá que nada nos afaste de seu infinito amor, por meio da mensagem evangélica.

A obra da cruz é a demonstração de amor para nós.

Quando entendemos que saímos da morte para a vida porque Ele, de graça, nos amou.

Nada nesse mundo será capaz de nos afastar dos planos de Deus, nEle somos mais do que vencedores.

Quem fará alguma acusação contra os escolhidos de Deus?

É Deus quem os justifica.

Quem os condenará?

Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós.

Quem nos separará do amor de Cristo?

Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?

Como está escrito: “Por amor de ti enfrentamos a morte todos os dias; somos considerados como ovelhas destinadas ao matadouro.

Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.

Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios , nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. (Romanos 8:33 – 39)

Cristo venceu a morte

Em seu sangue temos acesso ao incorruptível e a mensagem evangélica nos garante isso.

Ao cumprir a palavra, Jesus acabou com a força do pecado que nos trazia a morte.

Pois o cumprimento da Lei era a morte para aqueles que não a seguiam.

Por meio de Jesus, não precisamos mais temer a morte, graças a Deus que nos deu a vitória em Jesus.

Quando, porém, o que é corruptível se revestir de incorruptibilidade e o que é mortal de imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrita:

“A morte foi destruída pela vitória”.

“Onde está, ó morte, a sua vitória?

Onde está, ó morte, o seu aguilhão?”.

O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a Lei.

Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.

(1 Coríntios 15:54 – 5).

Busque conhecer mais e mais a mensagem evangélica da salvação, pois é por meio da graça de Cristo que você pode descansar hoje.


Deus te abençoe 🙂

Gostou do artigo? Deixe seu comentário e compartilhe com amigos nas redes sociais. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *