Jesus, Nosso Bom pastor

Tempo de leitura: 5 minutos

Como Jesus Cristo guarda nossas vidas e nos guia como o nosso bom pastor.

Começamos essa mensagem com o salmo que é, provavelmente, o mais conhecido da Bíblia:

“O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas.

Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.

Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.

Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.

Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias.” (Salmos 23:1-6)

Antes mesmo do Salvador chegar ao mundo, os profetas e grandes homens de Deus já o anunciavam.

Nessa passagem, o salmista nos conta sobre o cuidado do Senhor como seu pastor, proporcionando descanso, proteção e paz.

Jesus Cristo, Nosso Bom Pastor

Isso foi confirmado por Jesus em sua mensagem, escrita no evangelho de João. Vamos entender o que significa ser uma ovelha com um bom pastor, no trecho de João 10: 1-10:

“Eu lhes asseguro que aquele que não entra no aprisco das ovelhas pela porta,
 mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante.”

Existem aqueles que desejam roubar a proteção e a paz dos filhos de Deus, a esses Jesus se refere como “ladrões e assaltantes”.

Todo o sofrimento, medo e escravidão em sua vida são os “ladrões”, que aparecem com o objetivo de levar sua alma embora e impedir que você confie no cuidado do Senhor.

“Aquele que entra pela porta é o pastor das ovelhas.

O porteiro abre-lhe a porta, e as ovelhas ouvem a sua voz.

Ele chama as suas ovelhas pelo nome e as leva para fora.

Depois de conduzir para fora todas as suas ovelhas, vai adiante delas, e estas o seguem, porque conhecem a sua voz.

Mas nunca seguirão um estranho; na verdade, fugirão dele, porque não reconhecem a voz de estranhos”.

Apesar dos perigos, existe Aquele que deseja trazer proteção para suas ovelhas, que se manifesta por caminhos claros e retos. 

Que não nos ameaça e nem tira de nós o que temos, pelo contrário, procura trazer mantimento, cuidados e atenção para nossa vida.

Esse alguém é nosso Pastor, o Senhor Jesus.

Confiança no Nosso Bom Pastor

Quando confiamos em Jesus e assumimos que é Ele quem nos cuida e nos mantém na caminhada pelo caminho certo, compreendemos qual é Seu desejo e como Ele direciona nossa vida.

Não somente isso, somos capazes de reconhecer quais são os indivíduos ou situações que tentam impedir-nos de seguir caminhos planos, propondo fugas ou rebeldia.

O conhecimento e a Fé em Deus nos levará a verdadeiramente escutar e conhecer Sua maravilhosa e insondável vontade.

Mesmo que andemos por caminhos arriscados ou desconhecidos, sempre haverá cuidado por nossa vida.

“Então Jesus afirmou de novo: “Digo-lhes a verdade:

Eu sou a porta das ovelhas. Todos os que vieram antes de mim eram ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os ouviram.

Eu sou a porta; quem entra por mim será salvo. Entrará e sairá, e encontrará pastagem.

O ladrão vem apenas para furtar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente.”

Jesus proporcionou a seus filhos/ovelhas a liberdade de movimentar-se no aprisco e garantiu que sempre encontraremos pastagem e sustento para nossa vida.

Ou seja, não importa em qual situação você se encontra, se é em dificuldade, em desespero ou em mais absoluta paz, Deus sempre estará ao seu lado sustentando e observando seus passos.

Jesus quer a proteção das suas ovelhas

Jesus não deseja seu sofrimento, medo ou frustração. 

Ele espera que sua atitude seja de humildade e paciência, entendendo que é necessário buscar os trajetos corretos.

A proteção de Jesus como Pastor e protetor, nos guia cheios de amor e atenção e jamais permite que nos sintamos abandonados.

Com alguém maravilhoso cuidando de todos os detalhes.

Mesmo quando ainda estamos perdidos, Ele nos busca e mantém levantadas as nossas cabeças, para caminharmos rumo ao alvo.

O alvo da cruz, para sermos Justificados mediante a fé que temos em Jesus Cristo.

Precisamos ter atenção redobrada com os Lobos traiçoeiros, que não querem só roubar nossa alegria, mas matar e alimentar-se de nossa vida e sonhos.

Quanto a esses, clame ao seu Pastor para que Ele te guarde de todo mal e não esqueça de fugir daqueles que têm uma atitude incompatível com os frutos do amor de Deus.

Outra estratégia para se manter firme no caminho que leva à vida e vencer os lobos que espreitam no caminho, é a de NÃO ANDAR SOZINHO.

Jesus conduz um rebanho, não uma única ovelha.

Apesar de todo o cuidado disponibilizado quando uma determinada ovelha se perde, o grande objetivo do pastor é trazê-la novamente para a companhia de todas as outras.

É muito mais fácil sobreviver ao lado de seus irmãos em Cristo, que enfrentam também as lutas do caminho – juntos somos realmente mais fortes.

Reflita hoje na realidade de como ter Jesus como nosso Bom Pastor, nos torna completamente dependentes e gratos à Ele.

Tudo o que Ele faz é bom.

Jesus não só nos salvou.

Mas também nos permite enxergar, todos os dias, a sua bondade e misericórdia, presentes diante de qualquer situação que passamos.

Siga a voz dAquele que te ama. Deus abençoe.

Gostou do artigo, comente e compartilhe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *