Cristo Vive em Nós

Tempo de leitura: 4 minutos

“Se a nossa esperança em Cristo é somente para esta vida, somos as pessoas mais infelizes deste mundo.” (1 Coríntios  15.19)

Cristo ressuscitou! Essa é a mensagem de esperança para nossa vida. Ele venceu a morte e o peso do pecado por nossa causa, para que tivéssemos acesso a esperança de vencer o mal que nos cerca e alcançar a vida eterna.

Em Cristo fomos justificados, isso significa que temos acesso a Deus por meio da Fé – não por nada que pudemos fazer, mas por causa do que Ele fez. Quando aceitamos essa verdade em nossa vida e verdadeiramente cremos, o Espírito Santo, consolador enviado após o sacrifício de justificação de Cristo, nos ajuda em nossas fraquezas, ensina toda a verdade e nos SANTIFICA, ao passo que temos a promessa de alcançar a obra completa até o dia em que o Senhor virá nos busca para junto de si.

“Agora, porém, sejam santos em tudo que fizerem, como é santo aquele que os chamou. Pois as Escrituras dizem: “Sejam santos, porque eu sou santo””. (1 Pedro 1:15-16)

“Tenho certeza de que aquele que começou a boa obra em vocês irá completá-la até o dia em que Cristo Jesus voltar”. (Filipenses 1:6)

Quando cremos que Cristo vive em nós e guia nossos passos dia após dia, entendemos que isso afeta todos os aspectos de nossa vida, veja alguns exemplos:

Cristo vive em nós quando nos relacionamos com outras pessoas

Os relacionamentos no mundo costumam ser vistos apenas como meios de alcançar nossa busca pela felicidade e satisfação.

Quando alguém foge à expectativa de nosso coração, a primeira opção é “partir pra outra”. Porém, a verdade é que a Bíblia nos afirma que o coração é enganoso (Jeremias 17:9), nossos objetivos e a forma como enxergamos o próximo mudam quando Cristo vive em nós.

O evangelho está repleto de exemplos de que devemos colocar o próximo acima de nossas próprias necessidades, ajudando os oprimidos, dando a outra face quando nos machucam, lavando os pés um dos outros, entre tantos outros exemplos que Jesus nos deixou de humildade e abnegação de nossa própria justiça.

Como carne, somos incapazes de agir como Deus quer, mas com o Espírito Santo agindo em nós por meio da Fé, somos capazes de amar aos outros como Jesus nos amou, com compaixão e misericórdia.

Cristo vive em nós quando trabalhamos

Essa é uma questão muito importante – Deus nos criou para o trabalho e nos deu orientações de como fazê-lo.

Passamos cerca de metade de nossos dias envolvidos em nossas atividades corporativas, seja ela de qual tipo.

Por muitas vezes criamos laços quase familiares com nossos colegas, mas não é fácil, a hierarquia e necessidade de gerar recursos e lucro podem tornar o ambiente de trabalho opressor.

Além disso, convivemos com pessoas com histórias e comportamentos diferentes de nós, o que torna nosso trabalho um grande desafio de vida, sendo uma escola para nosso caráter e para nossa atuação como cristãos no mundo.

A Bíblia nos orienta a agir como se trabalhássemos para o próprio Cristo, fazendo nosso melhor e nos sujeitando aos nossos senhores e líderes, mesmo aos que nos maltratam.

Também nos orienta para que, em nossos papéis de liderança, prezemos e tenhamos respeito por nossos respectivos funcionários, pois também estamos sujeitos ao nosso Senhor no céu.

” Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens, cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. A Cristo, o Senhor, é que estais servindo; pois aquele que faz injustiça receberá em troco a injustiça feita; e nisto não há acepção de pessoas.” (Colossenses 3: 23-25)

Quando Cristo vive em nós, fazemos o melhor em nosso trabalho, não só por gratidão ou por estarmos sendo observados, mas porque é assim que Ele nos dirige a ser.

Cristo vive em nós quando nos relacionamos com Deus

A nossa justificação perante Deus é um ato, conquistado exclusivamente por Cristo para nós.

A santificação é um processo – quando cremos, Cristo passa a viver em nós e a cada dia nos tornamos mais parecidos com Ele e podemos nos achegar a Deus com confiança.

Pois sabemos que temos Alguém que conhece nossas fraquezas e que com amor, nos cura e fortalece.

Deixamos de ter uma relação de medo e vergonha com Deus e passamos a ter esperança de que estamos vivendo dentro de seu grande e maravilhoso plano de salvação.

Cristo vive em nós porque Ele escolheu nos guiar, é por meio dos que creem que Ele opera na história e na vida das pessoas. Permita que Ele guie sua vida e confie que, não importa aonde você esteja, Ele está com você.

O que achou desse artigo? Deixe seus comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *