Descubra a importância da Bíblia de Estudo

Tempo de leitura: 4 minutos

Bíblia de Estudo

Existem muitas versões da bíblia disponíveis pelo mundo, essa infinidade de opções pode gerar muitas dúvidas, principalmente para o recém convertido, sobre qual bíblia escolher, se a bíblia de estudo é importante, entre outras. Para evitar confusão, o primeiro passo é identificar quais são as bíblias feitas para cristãos protestantes, já que existem versões de outras religiões, por exemplo, a bíblia católica.

Versões mais comuns da Bíblia de Estudo

As versões ou traduções protestantes mais comuns da bíblia são as seguintes:
ARC: Almeida Revista e Corrigida, ARA: Almeida Revista e Atualizada, NTLH: Nova Tradução na Linguagem de Hoje, NVI: Nova Versão Internacional, RC: Revisada e corrigida.

Qualquer bíblia de estudo deve ser baseada nestas traduções. O que muda efetivamente entre uma e outra versão é a adaptação dos termos, principalmente para deixá-los de mais fácil entendimento. Como a tradução bíblica foi feita dos textos hebraicos e gregos, é importante entender que a maneira como eles se expressavam é completamente diferente de nossa formação linguística atual, com termos muito complexos que requerem um entendimento mais aprofundado para contextualizar as mensagens, por isso é muito importante o uso de uma bíblia de estudo para ter um melhor entendimento da Palavra, mas é preciso ter cuidado com a escolha. 

Os recursos da Bíblia de Estudo

Algumas versões da bíblia de estudo são praticamente universais, isto significa que elas não possuem vínculo com nenhum autor, mas trazem ferramentas muito úteis para o estudo mais aprofundado da palavra. Entre esses recursos estão:

Concordância

Mostra as conexões que existem entre alguns textos. Por exemplo, caso alguma passagem do Novo Testamento faça referência a algum acontecimento no Antigo Testamento, isso estará descrito na concordância. Ela é muito importante para que tenhamos um entendimento mais holístico da Bíblia, sabendo que ela não é um livro com mensagens isoladas, mas faz parte de um único contexto. 

Mapas

Ajudam a localizar pontos citados na Bíblia, para que seja possível entender melhor o deslocamento do povo de Deus e do próprio Jesus quando Ele estava aqui na Terra. É um recurso valioso que também ajuda a contextualizar melhor a leitura, aumentando o sentido dos textos traduzidos, já que muitas partes da escritura dizem respeito a algum local e época específicos.

Palavras-chave

Um recurso riquíssimo para quem quer se aprofundar no estudo bíblico, essencial numa boa bíblia de estudo. A lista de palavras-chave explica melhor o sentido de alguns termos que, quando traduzidos, podem ter deixado transparecer algum tipo de ambiguidade na leitura, mas ao serem comparados com os originais gregos/hebraicos, é possível descrever melhor o que estava sendo dito naquele versículo em questão, alguns chamam de “Dicionário de Strong”.

Índice e contexto histórico

São recursos presentes na bíblia de estudo e que geralmente consiste numa introdução em cada um dos livros bíblicos ou na apresentação dos personagens, contextualizando melhor o que está havendo no momento da leitura.

Comentários

O uso da bíblia de estudo com comentários de autores é o que mais devemos tomar cuidado, pois corremos alguns riscos. O primeiro é o risco da preguiça, passamos a acompanhar apenas os devocionais e guias feitos pelo escritor e deixamos de amadurecer em nosso estudo individual da Palavra de Deus, o outro risco é basear nosso conhecimento bíblico na opinião de alguém que, talvez, não esteja correto. Porém, não podemos dizer que o uso da bíblia de estudo com comentários não é recomendado, apenas instruímos para que sejam utilizadas com cautela. Os comentários podem ser ótimos para evoluirmos em conhecimento e interesse pela Palavra, mas não devem se tornar o nosso guia principal para o entendimento da mensagem de Deus.

Entendeu a importância da Bíblia de Estudo?

Entendeu a importância da bíblia de estudo em seu crescimento como cristão? Ela te dará recursos importantíssimos para conhecer mais e mais a vontade e o caráter do nosso Deus.

Além das bíblias oficiais, em que é necessário investimento financeiro, você também pode encontrar aplicativos e sites que forneçam estes recursos de estudo, assim você pode começar a se acostumar com a leitura estudiosa da Palavra de Deus, conhecendo os textos da maneira mais pura possível, comparando estudos e crescendo na Fé.

Deus te abençoe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *