10 Salmos que falam sobre paz

Tempo de leitura: 8 minutos

Salmos que falam sobre a paz, algo tão importante para o nosso coração.

Você sabe realmente o que é a paz?

Alguns conceitos nascem enraizados em nosso imaginário coletivo.

Porém nem sempre conhecemos o seu verdadeiro significado.

É imprescindível que antes de falarmos sobre qualquer coisa nesse texto, desmistifiquemos o real sentido do que é a paz.

Segundo os dicionários, a paz é basicamente a ausência de guerra, também ligada aos conceitos de tranquilidade, harmonia, satisfação, bem-estar e união.

Mais importante do que dizem os dicionários, é o significado da paz bíblica.

Segundo a Palavra de Deus, a paz é o resultado da ação do Espírito Santo, disponível para nós por meio de Jesus Cristo, sobre a nossa vida, como diz o versículo:

“Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.“ (Gálatas 5:22-23)

Salmos sobre paz – Conceito Bíblico

No contexto bíblico, a paz é trazida à voga em diversas situações, como no relacionamento uns com os outros.

No relacionamento com Deus ou nos conflitos entre povos e nações diferentes.

Desde o início da história as pessoas sempre clamaram por paz, e para nossa alegria, Deus sempre mostrou-se disposto a oferecê-la.

Não significa que ao estarmos junto a Cristo nós tenhamos ausência de conflitos.

Mas com Ele é possível encontrar um caminho para resolvê-los com amor e mansidão, mesmo quando tudo parece impossível.

Caso você precise de paz em alguma área de sua vida, saiba que sempre poderá encontrá-la no Senhor.

É por isso que separamos 10 salmos que falam sobre paz, para que você se encha de esperança nesses momentos duros e saiba que é possível encontrá-la.

Salmos Capitulo 120

Tenho vivido tempo demais entre os que odeiam a paz. Sou um homem de paz; mas, ainda que eu fale de paz, eles só falam de guerra.” (Salmos 120:6,7)

Nós estamos num mundo caótico, dominado pelo pecado e pela inimizade.

Quando expomos sobre a possibilidade de viver em harmonia, aos ouvidos dos que se acostumaram ao caos isso parece utopia.

Porém, a descrença ou maldade humana não é motivo para desistirmos de trabalhar pelo nosso alvo, que é levar a paz de Cristo a esse mundo doente.

Não podemos guardar apenas para nós o consolo que recebemos de Cristo, precisamos dividi-lo com o mundo.

Salmos Capitulo 4

“Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, Senhor, me fazes habitar em segurança.” (Salmos 4:8)

Esse é um dos versículos da bíblia que possui um consolo inigualável para os que estão abatidos e sobrecarregados.

O salmista afirma que pode se deitar em paz, pois não precisa se preocupar em proteger sua própria vida.

Ele não confia em si mesmo para resolver qualquer situação, pelo contrário, se entrega totalmente ao cuidado de Deus.

Se você estiver preocupado com o que o amanhã pode trazer, ou então pela falta de providência ou perspectiva, deite e descanse, porque o Senhor é o único que pode resolver seu problema, e isso é muito mais do que o suficiente. 

Salmos Capitulo 29

“O Senhor dará força ao seu povo; o Senhor abençoará o seu povo com paz.” (Salmos 29:11)

Essa promessa se repete ao longo de toda a bíblia, e não somente a promessa, mas o cumprimento dela em Jesus.

O Senhor elaborou um plano de salvação para seus escolhidos, para justificar e santificar a vida daqueles que creem, e dessa forma não existe nada que nos afaste de seu amor.

Nós passaremos por muitas dificuldades e isso a Bíblia também nos avisa, porém  o Senhor nos garante a força necessária para enfrentar tudo com paz.

Salmos Capitulo 37

“Nota o homem sincero, e considera o reto, porque o fim desse homem é a paz.” (Salmos 37:37)

O mundo não tem paz, isso porque não segue aos princípios que o Senhor estabeleceu.

A história da nossa sociedade é o resultado de pessoas que exploraram umas às outras e aos recursos da terra para obter vantagens.

Quando tudo o que há aqui ficará para trás.

Jesus deixou dois principais mandamentos, que resumem todos os outros:

Amar a Deus acima de todas as coisas e amar ao próximo mais do que a nós mesmos.

Aquele que se empenha em seguir verdadeiramente esses princípios em todas as situações da vida.

Com certeza estará cercado de paz, pois a morte, a ganância, a guerra, a cobiça e nada do que causa o desespero poderá tomar conta de seu coração.

Se você tiver alguma dúvida de como deve agir diante de um problema, considere sempre fazer o que agrada a Deus.

E o que beneficia o seu próximo, independente de parecer que você está perdendo algo.

Pois você alcançará uma paz que nenhuma outra conquista poderia te dar.

Salmos Capitulo 34

“Afaste-se do mal e faça o bem; busque a paz com perseverança.” (Salmos 34:14)

Não basta esperar que a paz nos alcance, precisamos buscá-la.

Muitas vezes culpamos as situações difíceis e circunstâncias imprevisíveis por nossa falta de paz.

Mas na maior parte das vezes sofremos por nossas escolhas, feitas sem ao menos considerar a vontade de Deus.

Nosso coração é enganoso e possuímos naturalmente uma inclinação ao mal, é por este motivo que devemos ser prudentes e entender as consequências do que fazemos.

Se você se sente culpado por alguma situação, entregue esse sentimento a Deus e peça que Ele mostre como você pode resolvê-la.

O Senhor é infinito em misericórdia e pode tornar cinzas em arte se assim for de Seu agrado.

Salmos Capitulo 85

“Eu ouvirei o que Deus, o Senhor, disse: Ele promete paz ao seu povo, aos seus fiéis! Não voltem eles à insensatez!” (Salmos 85:8)

O Senhor nos promete paz, mais uma vez.

É importante notar, no entanto, seu apelo para não voltemos à insensatez.

Fugir da insensatez significa que devemos sempre ponderar nossas ações, agir prudentemente e com bom senso.

A paz está à nossa disposição, já nos foi entregue, mas depende de nós a escolha de seguir o caminho que nos leva até ela ou não.

Salmos Capitulo 119

“Os que amam a tua lei desfrutam paz, e nada há que os faça tropeçar.” (Salmos 119:165)

Aqui está um ponto muito importante, a vida pelo amor.

Quando amamos a vontade de Deus, não existe nada que nos faça tropeçar.

Infelizmente, em alguns casos precisamos nos machucar para perceber que estamos na trajetória errada.

Temos de dar graças ao nosso Pai, que nos consola ao dizer que sua repreensão está destinada àqueles que Ele ama.

O Senhor, em misericórdia, nos orienta e ensina a conhecermos a sua vontade.

Ame a vontade de Deus, e você sempre terá paz.

Salmos Capitulo 122

“Orem pela paz de Jerusalém: “Vivam em segurança aqueles que te amam!

Haja paz dentro dos teus muros e segurança nas tuas cidadelas! “.” (Salmos 122:6,7)

O lugar em que vivemos influencia muito em nossa tranquilidade e segurança e daqueles que amamos.

A Bíblia nos ensina a orar para que nossa terra / vizinhança / cidade / país esteja em paz e segura.

Pense que, enquanto você lê esse texto, muitos estão correndo de atentados e conflitos, deixando tudo o que têm para trás e em muitas vezes perdendo entes queridos.

Isso acontece constantemente em nações que estão em guerra.

Dê graças a Deus por livrar nossa vida do mal todos os dias e peça para que haja paz ao seu redor, e não somente isso, haja para que essa paz seja alcançada.

Salmos Capitulo 147

“É ele que mantém as suas fronteiras em segurança e que a supre do melhor do trigo.” (Salmos 147:14)

Você está preocupado com a falta de sustento ou recursos?

Apesar da bíblia dizer que devemos ser gratos em todas as situações, tendo muito ou pouco.

Não há nada que tenha um poder de acabar com a nossa paz como o medo de não poder cuidar de nossa família e de passar necessidades básicas.

No entanto, confie no Senhor para suprir todas as suas necessidades, peça o que você precisa, lembrando que Ele não te dará apenas pão, mas o pão feito com o melhor trigo.

Ele te dará sustento, condições de aproveitá-lo e motivos para se regozijar nEle, seja com muito, seja com pouco.

Salmos Capitulo 85

“O amor e a fidelidade se encontrarão; a justiça e a paz se beijarão.” (Salmos 85:10)

Para terminar, considere que a paz está ligada aos frutos do Espírito Santo, que está junto aos que crêem em Jesus.

O dom do amor, a fidelidade, a justiça e a paz andam juntos e trabalham juntos para o bem dos que amam a Deus.

Não é possível encontrar verdadeira paz longe do Senhor, pois é por meio da Fé que somos convencidos do erro e somos capacitados a viver da maneira correta a cada dia.

Se você sente falta de paz, busque no amor de Deus o que é necessário, e você receberá muito mais do que imagina.

Deus abençoe 🙂

Gostou do artigo? Deixe seu comentário e compartilhe co amigos nas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *