10 Dicas para Ler o Novo Testamento

Tempo de leitura: 4 minutos

A Bíblia é a Palavra de Deus, poderosa para salvar e libertar. É um livro histórico, um conjunto de textos feitos por pessoas inspiradas pelo Espírito Santo para contar a história de nossa existência e o nosso propósito.

Por carregar tantas informações e ter sido escrita em diferentes épocas e contextos, costuma gerar dificuldades para quem deseja começar a estudá-la. Conheça algumas dicas para te ajudar a entender a verdade contida nela:

1. O ponto inicial é ter em mente que a Bíblia não é apenas um livro histórico, ela é uma      ferramenta espiritual de grande poder.

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para nos ensinar o que é verdadeiro e para nos fazer perceber o que não está em ordem em nossa vida. Ela nos corrige quando erramos e nos ensina a fazer o que é certo.” (2Timóteo 3:16)

2. Todas as informações contidas na Bíblia, por mais complexas que possam parecer, estão lá para um propósito. Esforce-se por compreender não somente o que está escrito, mas quem escreveu, em que contexto social e temporal estava inserido e de que forma essa situação resultou no futuro da história.

3. Propositalmente, a Bíblia foi dividida em Antigo e Novo Testamento. Essa divisão é extremamente importante, pois significa a divisão da história antes e depois de Cristo.

É a divisão de quando estávamos separados de Deus e quando Ele se entregou para que estivéssemos ao seu lado. A divisão entre uma vida cheia de sacrifícios incapazes de pagar nossas falhas, e uma vida que depende apenas na graça e do sacrifício de Cristo para alcançar a salvação.

O mais interessante é ver que desde o início o plano de Deus já era o de salvar seu povo por meio de Jesus, todos os acontecimentos e profecias anunciavam a chegada do Messias, que tira o pecado do mundo.

4. Comece sua leitura pelo Novo Testamento, pois é nele que está descrito o milagre da salvação e o que é esperado de nós, quais são as orientações para vivermos dentro da vontade de Deus, para a sua igreja e para todos os povos.

O novo testamento é uma mensagem de esperança, de amor e de exortação. Os evangelhos anunciam as boas novas. Conhecer a mensagem de Jesus o ajudará a compreender o que foi dito nos outros livros antigos.

5. Quando estive lendo o Novo Testamento e encontrar referências de acontecimentos passados, procure voltar ao Antigo Testamento e fazer a ligação sobre a situação a que ela se refere e como ela foi usada por Deus para inspirar nossa vida.

6. Exercite a disciplina, é preciso educar sua mente para que a leitura seja algo prazeroso. Comece definindo um horário exclusivo para um estudo bíblico.

Uma dica é buscar um plano de leitura, disponível no internet ou em aplicativos bíblicos para smartphones – eles dividem passagens bíblicas diariamente para que você consiga alcançar a meta de ler a Bíblia dentro de um determinado período.

Seja perseverante, você conseguirá transformar a leitura bíblica não só em um hábito, mas em uma necessidade.

7. Escolha uma versão da Bíblia que tenha uma linguagem mais simples. Existem diversas traduções simplificadas que conservam a perfeita essência da mensagem e facilitam a leitura – recomendo a NVI (Nova Versão Internacional) e a NVT (Nova Versão Transformadora). 

Busque um dicionário bíblico para te ajudar a entender termos difíceis. Existem vários aplicativos no celular e bons livros para tornar sua leitura rica.

8. Procure mensagens de pregadores reformados, conhecidos por seu bom procedimento e perseverança na sã doutrina, que ensinem a Bíblia e a mensagem transformadora sem adaptar-se aos modismos ou preceitos modernos.

Fuja daqueles que desejam comercializar a Palavra de Deus. Comecepor nomes como John Piper, Augustos Nicodemus, Paul David Washer, entre outros.

9. Use o glossário ou a ferramenta de busca (no caso da Bíblia digital) para procurar temas e passagens que queira entender melhor ou buscar o que Deus tem a dizer sobre o assunto.

Leia com atenção e em caso de dúvidas, peça ajuda a um cristão de sua confiança para conversarem sobre o assunto. Nunca tire suas próprias conclusões, peça a Deus que te guie em todo entendimento.

10. O mais importante para ter uma leitura efetiva da Bíblia é pedir a Deus em oração para guiar seu entendimento e falar ao seu coração com sua mensagem. A Palavra é viva e eficaz, Deus com certeza tem muito a te contar, revelar seus segredos e seus propósitos.

Deus te abençoe!

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *